Preparar o Linho para bordar

DICAS PARA PREPARAR SEU LINHO
e
MONTANDO CADERNO DE BORDADOS

Gosto muito de usar linho no bordado. A trama dele é larga e podemos ver com facilidade onde colocar a agulha.
Porém este tecido desfia demais e ao preparar sua peça para o bordado deve-se ter alguns cuidados para não ver seu trabalho encolher e entortar ao lavar.
O primeiro passo é MOLHAR O SEU LINHO ANTES DE USAR. Eu gosto de usar uma água morna para que a goma deixe o tecido . Troco esta água e deixo mais uma hora na água limpa. 
Depois não torço o tecido, apenas escorro dentro do próprio tanque, pendurado em um cabide e depois levo para o varal mas com cuidado de não tomar sol.
Quando estiver quase seco, passo com ferro morno no sentido do fio sem enviesar.
Assim ele fica retinho e pronto para ser usado.
No caso do nosso Caderno de Bordados, precisamos de retângulos para as paginas, então vamos ao primeiro passo:
A foto acima, mostra a retirada de um fio. Se este fio seguir a extensão toda, ótimo, ja teremos o que queremos. Mas se ele encontrar uma falha no corte e se encontrar sem continuidade é porque estava cortado torto.
Puxar um fio de linho parece tarefa fácil, mas arrebenta muito. Este é um linhão, mais fácil que linho fino. Eu prefiro puxar com 2 fios juntos, são mais visíveis e ficam mais fortes.
Se você marcou seu tamanho com costura sobrando porque estava muito torto, tirado o fio da borda e deixando o fio da costura do lado esquerdo, pode cortar fora as sobras sem medo. Seu tecido estará no fio certo.
No caso do Caderno de Bordados, fiz o molde nas medidas que foram dadas, ja incluindo as costuras. Posicione o molde sobre o tecido ja no fio certo.
Deixe margem sobrando, não seja econômica nesta hora. Cortei as paginas só depois de tirar o primeiro fio de todas elas.
Depois de encontrar o tamanho exato,elas estão cortadas e devo passar uma costura de maquina nas bordas todas. 
Pode ser um zig zag com ponto bem solto, como pode ser uma costura reta com ponto largo na penúltima trama, para dar garantia de desfiar menos. Veja o tecido de baixo, o fio foi retirado e estava cortado torto, por isso fica este 'degrau'. Só quando tiramos o fio é que podemos confiar e cortar no tamanho pedido, minha sorte foi que deixei a mais então tive opção de acertar.

Esta foi uma explicação de como preparar seu linho para o bordado. 



COMO RISCAR O CADERNO DE BORDADOS

Risque seu molde conforme as Instruções abaixo.

Faça o molde do coração usando acetato.

Depois de cortar as 4 paginas do caderno, enumere cada uma da seguinte forma:

Folha 1 com duas páginas:
 Capa do lado direito e do esquerdo será o coração 7

Agora vamos riscar com o molde os corações nas paginas de forma a ficarem na ordem correta:

Folha 2:
Lado direito coração 1 e lado esquerdo coração 6 (que só tem contorno)

Folha 3:
Lado esquerdo coração 3 e lado direito coração 4


 Folha 4:
Lado esquerdo coração 5 (só o contorno) e lado direito coração 2


 Este é o molde da capa. Você poderá copiar e imprimi-lo.

Agora com todas as páginas prontas poderemos partir para a montagem. Leve para a Placa de corte e refile todas elas de forma a ficarem IDÊNTICAS.
Se você não tiver placa de corte, passe bem com o ferro, faça um molde do tamanho da pagina e corte todas do mesmo tamanho com tesoura depois de riscar com lápis ao redor do molde.
Já estão refiladas, viram que está até desfiando? é porque cortei o arremate no refilamento. Agora vamos colocar as paginas que vamos unir de frente uma para a outra. DIREITO COM DIREITO

Eu risquei para que a costura saia SUPER RETA. alfinete bem para não escorregar.  Esta etapa vai contar muito.  Tenha paciência.  Olhe dos dois lados se não escorregou , antes de iniciar. 
Costure com ponto largo para não arrastar o tecido. Não tenha medo que não vai abrir. Vamos desvirar e costurar do direito também.
Virando direito com direito, vamos preparar para a costura na volta delas. 
Não costure tudo, deixe uns 7 cm sem costura para desvirar.
Eu prefiro que este espaço sem costura fique do lado, nunca no meio da página.
Vejam onde deixei a abertura para desvirar.

Aqui temos as duas páginas já costuradas e desviradas.

Voltando para a placa para marcar o centro. Alinhe sobre a placa e encontre O CENTRO EXATO, risque com lápis bem de leve. Mantenha os alfinetes porque não pode escorregar na costura.
Veja de perto, agora vai para a máquina de costura, ponto largo. Precisa ter experiência senão vai andar. Se preferir, inicie em um lado e pare no meio, vire a peça e costure do outro lado do fim para o meio. Assim não entorta a costura central.




Agora está pronta para ser pespontada na volta toda. 
Passe bem e vamos costurar antes de unir com a outra pagina.

Agora vamos abrir passo a passo nosso caderno encadernado. Repararam que este se chama NOSSO CADERNO e não Meu Caderno de Bordados? 
Na folha de Capa Preferi que ficasse com a menina mesmo porque nós iniciamos com o pontinho atrás e o título está nesta pagina.


 Ao abrir a primeira coisa que vemos é o coração 1 e 2

 Virando vemos o coração 3 e 4

Virando novamente vemos o coração 5 e 6

 E fechando com chave de ouro temos o coração 7 na contra-capa.

Este trabalho está disponível gratuitamente a quem desejar realizar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinda para comentar. Sua opinião é importante aqui.