DOZE FORMAS DE RETIRAR UM RISCO DE BORDADO Dicas Iniciais de Bordados

Compartilho algumas dicas de experiências, com o uso dos materiais para se riscar um bordado.
Transferência dos RISCOS

A beleza de um bordado começa pelo risco.
Um risco ideal tem duas etapas e é preciso obedecer alguns cuidados.
Para obter seu risco no papel, eu sempre utilizo papel Vegetal, por ser mais transparente e mais firme. O papel de seda é frágil, rasga fácil e não dá transparência.
Ao riscar uso canetas para papel de gramatura variada, obedecendo a espessura do desenho, quanto mais fino o risco, menos transparência, porém não exagere na grossura da caneta porque pode tirar a leveza do desenho. Retiro o risco com mão firme, procurando a maior fidelidade dos detalhes.
Agora vamos para o risco no Tecido.
Para cada tipo de tecido, existe uma técnica apropriada de transferência.
E para cada tipo de bordado precisamos usar uma técnica que valorize o resultado.
Ao transferir o risco do papel para o tecido, gosto de usar caneta Fantasminha, tem ponta fina, pode ser apagada com calor, tem várias cores disponíveis e temos nacionais.
Para riscar passarinhos ou flores muito delicadas, uso canetas  Micron com ponta MUITO fina. Temos disponíveis no mercado de 05 a 003 mm em várias cores.
Também uso lápis 4 B, e até 6B, depende do bordado que vou usar.
Vamos então às dicas sobre as diversas formas de se tirar ou passar um risco para o tecido.
Há algum tempo, enumerei oito formas, mas com as novidades tecnológicas, agora serão  11 formas.
Vamos a primeira.

1 - PÓ PARA RISCAR
Própria para tecidos tipo Veludo.
Não é possível usar carbono para se marcar o desenho, então será preciso aplicar a técnica do pó com molde perfurado.
Material– folha de papel vegetal Agulha grossa para perfurar o papel Pincel de uns 2 cm de largura Pincel número zero ,Talco Tinta para tecido tipo aquarela na cor que preferir e der boa visibilidade.
Técnica:
Retire o risco que for bordar no Papel Vegetal com uma caneta fina. Perfure todo o risco com agulha grossa mantendo uma distância de 3 mm entre cada furo, de forma que não fique tão próximo que possa unir os furos, nem tão distante que falhe o risco.
Com o contorno todo perfurado, prepare o Veludo, fixado sobre uma mesa com ajuda de fita crepe.
Centralize o risco sobre o tecido e fixe também com fita crepe, pegando agora veludo papel e mesa.
Com o pincel mais largo, pulverize talco nobre o desenho de forma que penetre nos orifícios.
No início, levante uma borda para ter certeza se está marcando bem, acertando a quantia de pó a ser usada, finalize a marcação.
Retire o papel cuidadosamente para não derramar o excesso e borrar o veludo.
Agora com o pincel fininho, usando tinta para tecido do tipo aquarelável, risque sobre a marcação do talco, fazendo assim um risco definitivo. Deixe secar bem e então solte as fitas que ainda prendiam o veludo e chacoalhe bem para que o talco se despenda totalmente.
Existem muitas formas de se transferir um risco. 

CARBONO
Eu não gosto de usar carbono porque o material à venda varia muito em qualidade e um belo dia você se depara com um risco que não sai na lavagem. 
Seu bordado ali lindo, e o risco aparece sombreando o contorno e é preciso usar muito sabão para tentar retirar a marca.
Algumas vezes ela não sai, principalmente quando se usa carbono para papel, como aqueles azuis. 
O que ocorre é que certos carbonos contém cera e isso fica impregnado no tecido. Existem carbonos usados para impressoras matriciais que são bons para riscar os bordados, estes não contém cera.
Mas se esta é sua única opção, procure comprar carbonos para tecidos, em algumas papelarias, encontrará de diversas cores.
Para quem prefere usar os carbonos, aqui vão as dicas do processo.
Partimos do risco já pronto, usando papel vegetal.
-Fixe o risco sobre o tecido, bem centralizado. 
-Alfinete as bordas e coloque o carbono, e nem precisa ser grande, pois poderá andar com ele conforme for riscando. 
– A cada quadrante, levante uma pontinha do papel carbono, sem tirar do lugar, para ver se está saindo um risco visível. Os alfinetes não deixarão o modelo sair do lugar.
Pode ser que precise usar caneta ao invés de lápis, o grafite dos lápis são muito moles nestes casos.
3 - PAPEL DE TRANSFERÊNCIA
         Temos um vídeo para demonstração: https://youtu.be/qSNpXZ59a1o

Com Caneta Solúvel em água. Eu usei um material importado da marca Bohin que você pode adquirir no site de compras da Le Petit Ateliê.
Veja na foto a imagem do material para pedir o seu.
Deixa um trabalho limpo, retira seu risco de forma razoável pois não sai muito fino, (vem 3 ou 4 tecidos que podem ser apagados com água, reutilizável varias vezes).
Este material vem com a canetinha acompanhando. 
Você risca o tecido que vem no kit colocando sobre o desenho. Depois centraliza no tecido e risca sobre o risco. Vai transferir para seu tecido.
A vantagem é que pode ser apagado para correção. Se bordar com linha fina e aparecer o risco, é só molhar o bordado pronto que ficará perfeito. 
Na foto a imagem aparece meio borrada, mas o seu trabalho não fica assim, embora eu ainda ache que ele não serve para desenho mais detalhado. 
Você também pode adquirir a caneta que apaga, é pratica porque já vem com a água dentro dela.
As Canetas solúveis em água transferem desta forma, este é o risco feito com elas. Dá para ver bem, é fácil e rápida. Quanto se tratar de um risco simples esta forma é muito fácil.
E a vantagem é que podemos corrigir molhando apenas. Quando o bordado estiver pronto, é só molhar o que ficou de fora e desaparece completamente. O tecido de transferência também pode ser molhado e zerado para novo uso.
A DMC também possui a caneta que sai com água, mas é direto no tecido que você irá bordar.
Esta é a caneta d´água que apaga, mas você pode fazer isso com um cotonete molhado.
Atualmente a DMC tem a venda no mercado papel transfer de duas cores.
É uma opção a mais para comparar preço.

4 - TRANSFERÊNCIA ESPELHADA
Para retirar um risco que está espelhado (observe as letras da foto acima), a primeira coisa a fazer é copiar o risco em folha de papel vegetal pois a TEXTURA DO PAPEL NOS DARÁ MAIS SEGURANÇA, então terá que passar lápis grafite no verso e transferir para o tecido.
Um risco vem assim para ser usado no caso de fazer aplique, ou porque será usado para bordado em ponto sombra. Mas isso não nos impede de usá-lo para um bordado normal.
Se quiser poderá usar lápis que transfere com o calor do ferro, você já risca com ele direto sobre o desenho e ao virar a folha vegetal sobre o tecido e passar o ferro vai imprimir da forma certa.



LÁPIS COM ADERÊNCIA A FERRO



Este lápis é usado para transferir o risco com o calor.
Depois de riscar direto com o lápis é só você posicionar sobre o tecido e passar com ferro quente, a imagem fixa e você pode até corrigir ou reforçar com lápis 6 B.
Ele bem apontado, dá mais fidelidade do que o carbono.
Na Internet tem esta opção de lápis para venda, mas é importado.




5 - LÁPIS 6B
Eu uso muito lápis 6 B para os bordados, eles não mancham, podem ser apagados se errarmos, e não saem facilmente enquanto bordamos. Quando vou riscar um bordado que eu mesma crio, é ele que uso. Lápis 6 b Bem apontado.
O emprego é bem simples, retiramos o risco em papel vegetal, com caneta bem fina. Riscamos agora no avesso, com lápis 6 B usando agora ponta grossa e apertando bem em todo risco pelo avesso, sobre superfície bem dura.
Feito isso, você terá dois riscos Um do direito e um do avesso (grafitado) Posicione o papel sobre o tecido, com o grafite para baixo, fixe com alfinetes e risque novamente, usando uma caneta e sobre uma superfície bem dura.
Risque olhando o resultado para sentir a tensão que precisa empregar.

6 - JANELA DE LUZ 

Ao usar a luminosidade de uma janela ou de uma mesa de vidro com luz de baixo para cima, você obtém um bom resultado sem muito esforço.
Vai precisar do risco, o tecido ( que não pode ser muito grosso) um lápis 6 B e fita crepe. 
Posicione o risco em um vidro de janela com luz do lado de fora, claro que esta técnica só pde ser feita durante o dia. Fixe com fita crepe.
Centralize o tecido que vai usar sobre o risco e fixe também com fita crepe.
Com lápis 6 B, risque acompanhando a sombra , já direto sobre o seu tecido.
O lápis é o ideal aqui também porque não tem o problema de acabar a tinta, quando se trabalha nesta posição a tinta costuma falhar.

7 - MESA DE LUZ

 
 

Encontrei estas dicas no blog da Marjolein e aproveito as imagens porque estão boas para ilustrar nosso assunto. 
Se você não tem mesa de vidro na sua casa, tente fazer uma improvisada.
Utilize uma vasilha de metal, um vidro forte e uma lampada como esta, não é difícil de fazer com um bocal e um pedaço de madeira.
Reparou que tem espaço para que o ar circule?

Note que foi colocado um tecido no fundo, para não encostar a lâmpada no metal.
E se você tem uma mesa com tampo de vidro na sua casa, é  ligar um abajur embaixo que fará o mesmo efeito.Vê como podemos improvisar uma mesa para riscar? É só ter criatividade.
Eis a vantagem Nesta posição, seus braços não se cansam ao riscar e a caneta ( se for o caso de usar caneta ) não falha a tinta . 
E a melhor das vantagens é que ao usar este método você risca direto no tecido. 
Basta posicionar o risco por baixo e o tecido por cima.

MESA DE LUZ  2
Acabo de capturar do Pinterest esta imagem que fala por si. Com criatividade você não tem mais desculpa para não ter uma mesa de luz. Funciona tão bem quanto as importadas  Precisa falar como se faz?


8 - MONITOR DE COMPUTADOR COMO MESA DE LUZ 
Também já vi o uso do próprio monitor do computador como mostruário para se colocar o papel de seda ou vegetal e riscar - Use lápis para riscar sobre a tela. NÃO USE CANETAS pois podem danificar seu monitor.
Esta técnica é boa porque você pode aumentar o tamanho do desenho ou diminuir a seu gosto.


9 – Mesa Improvisada de Pirex com luz do Celular.
Já experimentei e aprovei.
Você escolhe um Pirex um pouco maior que o seu risco.
Vire o seu Pirex de boca para baixo sobre a mesa.
Abra seu celular no modo Lanterna e coloque por baixo do pirex.
Terá uma mesa improvisada.

A claridade é boa para um risco forte e tecido fino.
10 – Monitor de Computador Como Mesa De Luz
Também já vi o uso do próprio monitor do computador como mostruário para se colocar o papel de seda ou vegetal e riscar –
Use durex para prender o papel vegetal e use lápis para riscar sobre a tela, Não Use Canetas! Elas podem danificar a tela.
Não aperte, risque suavemente.
Esta técnica é boa porque você pode aumentar o tamanho do desenho ou diminuir a seu gosto.
11-Mesa de Led
Esta é a novidade no mercado para se tirar risco.
É uma Mesa de Led encontrada no Mercado Livre.
Leve e fácil de transportar, se o seu risco for grande, terá que fazer por partes.
10 1 - Riscar um Bordado – 11 Formas Diferentes

12- Riscar Veludo com Filó
Ao riscar um Veludo para um trabalho grande, poderemos usar lápis de cêra  ou giz de cêra para transferir.

 Começamos por riscar no filó com caneta grossa e só depois de centralizado poderemos riscar com o giz ou lápis de cêra usando os furinhos do filó para vazar para o tecido.


Este será o resultado. 
Recomendamos usar filó e não Tule  e não usar ferro de passar até que as marcas estejam bordadas ou quiltadas, conforme o seu trabalho pedir, pois o giz sai com o calor.
Assim completamos mais uma forma de transferir risco.
Se você possuir mais uma forma de fazer isto, nos envie para atualizarmos esta matéria.

2 comentários:

Seja bem vinda para comentar. Sua opinião é importante aqui.